domingo, 3 de maio de 2009

São 18:34, Flamengo campeão estadual, nos penáltis. Cidade explodindo e rajadas. Foram 80 mil torcedores do Flamengo ao Maracanã. Um Botafogo espetacular. Fica a sensação estranha, pela terceira vez o quadro se repete. Fica para análise pensar a pressão sobre um jogador que decide em uma cobrança o destino do time e seus milhares de torcedores. Não é algo titânico?
Eu, completamente leiga de tudo em futebol, passo por estes momentos de tensão. Confesso que depois de Linha de Passe, o filme, passei a sentir de outra forma. Vendo a torcida do Corintians; A rivalidade entre Grêmio e Inter não me suscitava estes sentimentos. Creio que o fato de chamarem os torcedores do Inter de "macacos" e o fato de uma ter o símbolo do Saci e outra o de um mosqueteiro, constituem os fatos que mais me despertam interesse. Mas aqui no sudeste, os milhões de motoboys, porteiros, camelôs, etc... que vivem o sentimento primário e clânico do futebol, ah, isto me comoveu desde minha segunda passagem por aqui. Hoje, saí com vestido poá. Mas não tinha percebido que poderia ser interpretada como aderência ao Fogão. Dia de outono, luminosidade fantástica, carros com bandeiras, todos com camisetas. Grande domingo, essencial para entnder o que significa viver Rio de Janeiro, no subúrbio de frangos girando,

Um comentário:

  1. Excelente (re)encontrar suas reflexões. Existe um outro fator que me chamou atenção nesse duelo titânico entre Flamengo e Botafogo: o número de torcedores não corresponde ao número de votantes nos clubes cariocas, antigos e tradicionais, situados na zona sul da cidade. Se me recordo bem, o número de sócios do Flamengo é algo em torno de 5 mil, enquanto a torcida tem milhões de pessoas - sua maioria, nas classes menos privilegiadas.

    Outra coisa: o modelo de organização dos times de futebol no Rio não aderiu ao modus operandi empresarial de São Paulo, que faz sucesso de times como Palmeiras e São Paulo. Aqui os modelos ainda são os "clubes" cariocas de elite. No entanto, Flamengo e Botafogo tem, com algum custo, dado certo no cenário do Campeonato Brasileiro.

    Essa foi minha breve contribuição de hoje!

    Abraços saudosos, de seu eterno aluno,

    Marcus Vinicius Matos.

    ResponderExcluir