segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que é uma cidade?

Há algumas semanas estudando para escrever o capítulo três da tese, reencontrei com mais maturidade a escola de Chicago- e comecei a ver de outra forma a organização urbana da cidade do Rio, principalmente no conjunto que vai da Presidente Vargas até a Cinelândia. Hoje fiz o caminho de retorno pela Carioca- olhando o Passeio a a aglomeração urbana. Multicultural? Multiétnico? A cidade, seus prédios luminosos, no caso do Rio de Janeiro, estes fantásticos prédios de 1880 ou antes. Mas estamos aí, no nível da descrição da diversidade de pessoas, construções, cafés... Na seqüência de um café as 18 horas na Presidente Vargas, caminhei até o lado esquerdo da Rio Branco, direção centro. Ao parar para olhar pérolas não-verdadieras de uma vendedora, na esquina, registrei a história que passo a narrar:
"Ele apareceu, dizendo perdeu, perdeu e saiu, Nisto o policial foi atrás e pegou a mercadoria. Fui até a Uruguaiana pois sei que eles têm de pegar o ônibus ali. Disse a ele que queria o lacre pois tinha todas as notas fiscais da minha mercadoria. Ele jogava para cima, irônico, quebrando meu material. Peguei seiscentos reais emprestados para adquirir a mercadoria. Ele disse- Isto é seu?
Dias depois fui ao depósito, vi de tudo, tinha sobrado pouco de minha mercadoria. Tudo quebrado, além disto, tenho de esperar 30 dias para pegar de volta"
CHAMAMOS ISTO DE ?
CHOQUE DE ORDEM.
Uma metrópole como o Rio de Janeiro, não é L. Angeles, não temos iraquianos, chineses, mexicanos. Mas temos relações complexas de poder ocorrendo agora, na rua, nas madrugadas onde cães e homens não se distinguem.
ESBARRÕES?
Esbarrar-se pelas veias nervosas da cidade.
O que é una cidade?
Desconfiança.
Termino esta postagem com duas sugestões:
1. Simmel - As grandes cidades e a vida do espírito
2. Crash - No Limite

Nenhum comentário:

Postar um comentário