terça-feira, 29 de março de 2011

Porque todos amam Obama?

Lá por setembro de 2006, escrevi para a Tribuna da Imprensa um artigo publicado em duas partes. Seu título era sugestivo pois brincava com um famosos filme de Denys Arcand, que tratava de relacionamentos humanos. Na época. A eleição não estava ganha e Obama era um forte e carismático candidato que chamei de herói americano. Bem, estamos em março de 2009 e tenho revista cenas de campanha, principalmente da mídia estadunidense com a intenção de entender o fenômeno Obama.
Este texto nasce de uma imagem (afinal, elas governam nossas vidas não é mesmo?):Obama bebe uma cerveja com a elegância irresistível que desfila publicamente em jogo do Chicago Bulls. No mesmo dia, tropas norte-americanas aparecem treinando soldados afegãos com dificuldade em outra imagem. Não me interessa levantar idéias sobre um plano arquitetado pela Cia que consistira em dar ao povo um negro “ que se parece com todos” enquanto ruma sobre o petróleo alheio. Não, esta seria uma visão paranóica de uma democracia ocidental consolidada. O fato é que Obama, dançou, cantou e fez piadas sobre os mais diversos assuntos. A palavra de ordem em Washington é “ he is cool, very cool”. Ou seja, ele é jovem, ele dança, ele é elegante. Bem, não podemos dizer que está sozinho. O presidente Sarkozy conta com importante trunfo, neste caso, a primeira dama, Carla Bruni, atriz, pop star e tão bela que durante muito tempo dizia-se ser ela o principal atrativo do governo francês.
Desta forma espetacular, mantemos as bilheterias altas nos bilionários (acho que ainda é pouco dizer isto) canais de televisão. O presidente é espetacular e diante deste fato que cega, a guerra parece irreal. Fantástica inversão: a guerra que é real e ocorre a golpes largos, parece uma ficção, o presidente, esculpido como uma mistura de Humphrey Bogart multicultural e Ted Kennedy, segue cumprindo exemplarmente um dos legados culturais que os Estados Unidos da América deram ao mundo: a industria das celebridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário